Prazo para o saque do abono salarial encerra amanhã (31)

Da redação

Nascidos de julho a dezembro receberão o benefício ainda no ano de 2016
Nascidos de julho a dezembro receberão o benefício ainda no ano de 2016

Quem perdeu a data de saque do Pis/Pasep, poderá retirar o abono que equivale a um salário mínimo (R$880), entre 28 de julho e 31 de agosto. Os recursos que não forem sacados retornam para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O valor do PIS tem relação com o número de meses trabalhados no exercício anterior. Por exemplo, se a pessoa trabalhou um mês no ano-base 2015, ela  receberá 1/12 do salário mínimo e assim por diante mantendo a proporção dos meses. Seguindo a lógica, quem trabalhou o ano-base 2015 inteiro, receberá todo o valor.

Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem simultaneamente às seguintes condições:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos, durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Além disso, ter recebido até dois salários mínimos mensais com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2015, é fundamental para receber o abono salarial.