Início Economia Painéis solares são mais sustentáveis e econômicos

Painéis solares são mais sustentáveis e econômicos

Da redação

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A instalação de painéis residenciais de captação de energia solar é uma opção de investimento que permite economia na conta de luz e independência das distribuidoras de eletricidade. O sistema fica em R$ 16 mil.

Em 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica estimava que até 2024 poderiam ser instalados até 620 mil painéis voltaicos em telhados residenciais. Para a microgeração de consumidores comerciais, a projeção é que os sistemas podem chegar a 82 mil equipamentos. Eles captam a luz solar e a transformam em eletricidade que abastece o imóvel. O excedente pode ser lançado na rede de distribuição e convertido em créditos a serem abatidos da conta de luz do consumidor.

A geração individual de eletricidade pelo sol poderia ir ainda mais longe, caso houvesse incentivos para quem quisesse usar essa opção. Entre as medidas que poderiam ser adotadas, uma delas é a criação de linhas de financiamento específicas. Outro incentivo possível, seria a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra dos painéis, como é feito para compra e reforma de imóveis.

*Informações Agência Brasil