PAIT realiza mudanças viárias para aumentar fluidez no tráfego

Foto: Ricardo Trida/PSA

Para aumentar a abrangência do PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito), a Prefeitura de Santo André está realizando um novo conjunto de mudanças em vias de quatro bairros, que visam aumentar a fluidez no tráfego e proporcionar maior segurança de motoristas e pedestres.

As alterações incluem reforço da sinalização horizontal, vertical e mudanças de mão de direção, na rua Marcos Teixeira (Vila Sacadura Cabral), rua Izabel (Vila Palmares) e rua Guarujá (Vila Clarice). Além destas alterações, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) realiza ainda a implantação de mão dupla em trecho da rua Jequitinhonha, no bairro Campestre.

No caso da rua Marcos Teixeira, na Vila Sacadura Cabral, o DET implementou mão única de direção na via. A via, de apenas um quarteirão, com sentido duplo de direção e estacionamento liberado em ambos os lados, não comportava mais o grande fluxo de veículos e, além disso, não proporcionava visão total por parte do motorista dos veículos que vinham em sentido contrário, sendo necessária a colocação de nova sinalização na via, no sentido da rua Lauro Miller. O local, de acordo com estudos técnicos do DET, registrava aumento nas ocorrências de colisão nos últimos meses, o que justificou a mudança.

A rua Izabel, na Vila Palmares, tinha situação semelhante. Trata-se de uma via com sentido duplo de direção e estacionamento liberado em ambos os lados de uma área estritamente residencial. A via, que é estreita, não comportava mais o fluxo em duplo sentido, levando por diversas vezes a negociação de passagem entre os motoristas, que eram obrigados muitas vezes a realizar manobras em marcha à ré. Desta forma, o DET realizou a implantação de mão única nesta via, no trecho entre a avenida Carlos Gomes e a rua Mendes Leal, proporcionando fluidez e segurança para motoristas e moradores.

No caso da rua Guarujá, na Vila Clarice, o DET realizou também a mudança para mão única, no trecho entre a avenida Sapopemba e a rua Emílio de Menezes, com a mesma justificativa técnica das demais. No bairro Campestre, por sua vez, a alteração no viário foi o retorno da mão dupla de direção na rua Jequitinhonha, no trecho entre a rua Marina e a rua Conselheiro Justino. A medida atende a diversas solicitações de moradores, pois a mão única causava transtornos ao acessar o quarteirão do bairro, gerando lentidão e um tempo maior para a circulação dos veículos neste entorno.

Microintervenções – O PAIT foi retomado no ano passado por demanda do prefeito Paulo Serra, onde todos os projetos, intervenções e estudos armazenado no DET foram separados por áreas de atuação, iniciando pelos mais prioritários. Foram identificadas 262 intervenções, destacando 101 com projetos definidos, 66 em estudos adiantados e 95 em revisão de projetos antigos. As intervenções vão desde a finalização de projetos de sinalização horizontal e vertical, alteração de circulação, implantação de áreas de estacionamento rotativo, faixas elevadas, novos semáforos, alterações viárias, além de pequenos ajustes geométricos.