Paraná Pesquisa mostra novos cenários da Eleição Presidencial de 2018

Com o objetivo de consultar a opinião pública, a Paraná Pesquisas foi às ruas e perguntou à população sobre suas intenções de voto para a Presidência da República. Confira:

Cenário 1

No primeiro cenário a pergunta foi a seguinte: “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o Sr(a) votaria?” com isso, o Deputado Jair Bolsonaro, aparece em primeiro lugar, com 20,5% das intenções de voto. Em seguida vem Marina Silva com 12%, Joaquim Barbosa com 11%, Ciro Gomes com 9,7%, Geraldo Alckmin com 8,1%, Alvaro Dias com 5,9%, Fernando Haddad com 2,7%,. Manuela D’Ávila, Michel Temer, Flávio Rocha dividem os outros 4,8%, sem contar com candidatos que foram citados e juntos somam 2,9%. Não sabem em quem votar 4,7% e não votaria em nenhum candidato 17,5%.

Cenário 2

No primeiro cenário a pergunta foi a seguinte: “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os(as) candidatos(as) agora fossem esses(as), em quem o Sr(a) votaria?” Nesse cenário, o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a frente com 27,6% das intenções de voto, em seguida Jair Bolsonaro com 19,5%, Joaquim Barbosa com 9,2%, Marina Silva com 7,7% e o Ex-Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com 6,9%. Ciro Gomes, Alvaro Dias, Manuela D’Ávila e o atual Presidente Michel Temer, contam com 13,2% das intenções de voto. Outros 5 candidatos citados somam juntos 3%. Não sabem e não votariam em nenhum candidato tem a soma de 12,8%.

 

Cenário 3

Para o terceiro cenário foi feita a mesma pergunta do segundo, porém, sem a participação do Ex-Presidente Lula. Jair Bolsonaro volta a liderar com 20,7%. Na sequência aparece Marina Silva com 13,3%. Depois vem Joaquim Barbosa com 11,2%, Ciro Gomes 10,1% e Geraldo Alckmin com 8,4%. Alvaro Dias, Manuela D’Ávila, Michel Temer e Flávio Rocha têm juntos 10,9%. Outros 4 candidatos foram citados mas atingiram juntos 3,3%. Não sabem em quem votar somou 4,7% e não votaria em nenhum candidato 17,3%.

Presidente apoiado por Lula

A Paraná Pesquisas também perguntou para 2.002 pessoas, “caso o ex-presidente Lula não venha disputar as eleições e peça para o Sr.(a) votar em um(a) candidato(a) a Presidente apoiado por ele, o Sr.(a) votaria?”

61,2% não votaria, 23,4% votaria. 14,1% disse que depende do candidato e 1,3% não sabe ou não quis opinar.

Quem Lula irá apoiar

Perguntado se “caso o Ex-Presidente Lula não dispute as eleições para Presidente do Brasil, quem o Sr.(a) acha que será o(a) candidato(a) apoiado(a) por ele?”

15% acha que o Ex-Presidente apoiaria Marina Silva, 11,8% considera que apoiaria Ciro Gomes. 11,5 acredita em um apoio a o Ex-Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Apenas 4,1% imagina que Lula apoiará Michel Temer. Geraldo Alckimin, Jair Bolsonaro, Joaquim Barbosa e Manuela D’Ávila dividem 13,7% das opiniões. Alvaro Dias, Flávio Rocha, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo e Rodrigo Maia somam juntos apenas 2%. Não sabem e não acreditam que Lula irá apoiar nenhum candidato somam 36,9%.

Fonte: Paraná Pesquisas