Paranapiacaba é opção de passeio no feriado

Da redação

Foto: Divulgação/PSA

A Vila de Paranapiacaba pode ser uma opção de passeio interessante para quem permanecer na região no feriado de Corpus Christi. O local, considerado patrimônio histórico nacional, conta com série de museus que resgatam a história da ferrovia, além de trilhas em meio à Mata Atlântica.

E neste fim de semana prolongado, quem for à Vila poderá conferir ainda o VIII Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta.

Localizado no Caminho do Mens, o Museu Castelo abriga acervo que resgata a história local e da ferrovia. Ingressos R$ 3, com visita guiada. O Circuito Museológico da vila conta ainda com o museu Funicular, onde eram realizados bailes e shows, entre outras atividades. Grátis. Nos quatro dias do feriado, o horário de funcionamento é das 10h às 16h.

O visitante pode ainda se aventurar pelas seis trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba em meio à Mata Atlântica. No local, encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros.

Encontro de Druidismo – Entre os dias 15 e 18 de junho, Paranapiacaba será palco do VIII Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta. O Druidismo é uma cultura ligada à terra, oriunda das ilhas britânicas, com crescente interesse no Brasil nos últimos anos.

Segundo os organizadores, o encontro acontece anualmente de maneira itinerante pelo Brasil, e a cada ano, uma região assume a organização. O evento tem por objetivo reunir os praticantes e pessoas interessadas pessoas de todo o Brasil, para a troca de conhecimento e vivencias.

A programação deste ano contará com rituais, palestras e workshops que abordarão a cultura e a espiritualidade celta, além de atividades lúdicas, como competições, de conhecimento e habilidades artísticas. As atividades serão realizadas no Antigo Mercado, no Locobreque e na Biblioteca. No dia 15, das 10h às 22h, dias 16 e 17, das 9h às 22h e no domingo (18), das 10h às 12h30.

A programação completa está disponível neste site. As inscrições estão encerradas, mas caso alguém queira participar pode obter informações pelo endereço eletrônico contato.ebdrc@gmail.com.