Planetário oferece curso de astronomia para professores

Foto: Alex Cavanha/PSA

O Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, promove a partir de 25 de agosto, mais um curso gratuito de astronomia para professores. Os professores do ensino fundamental que participarem vão receber, além do certificado nacional, um certificado internacional emitido pelo Galileo Teacher Training Program. As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto.

O Galileo Teacher Training Program é considerado um dos principais legados do Ano Internacional da Astronomia (2009), quando a importância do ensino da astronomia e o engajamento do jovem na ciência tiveram grande ênfase.

No Ano Internacional da Astronomia, a International Astronomical Union (IAU), em colaboração com instituições de diversos países e líderes na área, como o projeto Global Hands-On Universe e a Astronomical Society of the Pacific, se uniram num esforço único e global para capacitar professores através do desenvolvimento do Galileo Teacher Training Program. O objetivo é divulgar a ciência e ampliar o ensino de astronomia no mundo.

De posse do certificado do Galileo Teacher Training Program, o professor participante poderá fazer parte de uma rede mundial de “Professores Galileu”, que estarão capacitados a aplicar de maneira eficiente as ferramentas para educação em astronomia no currículo de ciências em escolas de todo o mundo. Os “Professores Galileu” serão preparados também para treinar outros professores no uso dessas metodologias.

Destinado para professores do ensino fundamental I e II de todas as redes de ensino (públicas ou particulares), o curso abordará assuntos teóricos, práticos e tecnológicos para serem aplicados na sala de aula, enfatizando a astronomia observacional como elemento incentivador para os alunos apreciarem e entenderem os objetos celestes presentes no céu, além de motivá-los para o prazer da investigação científica.

O curso será oferecido aos sábados, com início dia 25 de agosto, no período da manhã (das 8h às 10h), totalizando uma carga horária de 30 horas. Serão 16 horas, distribuídas em oito encontros presenciais, e 14 horas via plataforma moodle. As inscrições devem ser realizadas até 23 de agosto. A ficha de inscrição e maiores informações sobre o curso devem ser solicitadas pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br, mencionando no título do e-mail a informação: GTTP.