Polícia Militar garante reforço na segurança na UFABC

2-ufabcDa redação

Após receber problemas do reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Klaus Capelle, como aumento no número de casos de roubo e até estupros no entorno das unidades de Santo André e São Bernardo do Campo, a Polícia Militar se reuniu na última segunda-feira (18) com Klaus, para debater ações de prevenção como reforço do patrulhamento policial nos campi e também uma série de palestras sobre como evitar situações de violência.

Outras garantias apresentadas pela polícia incluem uma ligação direta ao sistema online de registro de boletins de ocorrência. A universidade vai oferecer computadores que estão diretamente conectados ao sistema de boletins de ocorrência, assim os policiais podem saber do ocorrido no ato do registro.

Os campi de Santo André e São Bernardo vão passar por uma vistoria técnica do comando da Polícia Militar. Conforme o reitor informou, os policiais vão averiguar as instalações e apontar melhorias para evitar assaltos e outros crimes.

Leia na íntegra a nota enviada pelo Comando da Área Metropolitana 6, responsável pela Polícia Militar do ABCD:

“A respeito da demanda relativa à Segurança no entorno da UFABC o Comandante de Policiamento de Área Metropolitana Seis esclarece que a segurança dos Campi de Santo André e São Bernardo do Campo foi tema de uma reunião na data de ontem (14) entre a reitoria da instituição de ensino e o Secretário de Segurança Pública do Estado Excelentíssimo Senhor Mágino Alves Barbosa, momento que foram tratadas diversas formas de combate à criminalidade, e um dos problemas relatados pelo Secretário foi a questão da necessidade de incentivo do registro de boletins de ocorrência, ferramenta importante para a polícia desenvolver estudos e ações pontuais.

Destarte, insta ressaltar que as ordens de serviço para intensificação do policiamento nas adjacências da UFABC foram reiteradas, tendo em vista que já vimos, ao longo desse primeiro semestre, reforçando o policiamento nos campi, por conta de notícias do aumento de criminalidade no local e ainda enfrentamos grande dificuldade, diante do alto nível do aumento de criminalidade no local, bem como, os Campi da Universidade constam no Cartão de Prioridade de Patrulhamento das respectivas Subáreas, com Ponto de Estacionamento no horário de entrada e saída dos alunos, com desenvolvimento diário, de ações preventivas (visibilidade e saturação) e repressivas (abordagem e fiscalização a traseuntes, veículos e condutores) para prevenção de ações delituosas e manutenção da ordem pública através do emprego das viaturas da Ronda Escolar, Base Comunitária Móvel, Radiopatrulhamento, ROCAM, Força Tática e Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM), sendo que esta última, obrigatória e diariamente, preenche o livro de ronda no interior.

Na próxima semana haverá uma reunião entre o Comandante de Policiamento de Área Metropolitana Seis e os responsáveis pelos dois Campi da UFABC, no intuito de estabelecermos um trabalho de mútua cooperação com a Universidade, somando esforços para uma segurança melhor.

Por fim, cabe mencionar que o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Seis tem o compromisso e a exclusiva finalidade de atender as expectativas da sociedade da região do ABC, e mesmo com grande demanda, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está sempre pronta a atender o cidadão, a qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar, sempre prezando, unanimemente, a missão institucional de proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública, sempre compromissada com a dignidade da pessoa humana. Desta forma, permanecemos à disposição para todo e qualquer esclarecimento ou auxílio”.