Poupatempo amplia serviço de busca por paternidade

Da redação

Comemorando o aniversário de 20 anos, o Poupatempo anunciou a expansão do serviço de investigação de paternidade na região com o programa Encontre Seu Pai Aqui, oferecido desde outubro do ano passado em São Bernardo em parceria com o MP (Ministério Público) e a prefeitura, e que também será disponibilizado nas unidades de Santo André, Diadema e Mauá até dezembro.

O serviço visa assegurar o direito dos cidadãos a terem nome do pais nos documentos. Mesmo com a garantia legal para isso, estima-se que existam cerca de 750 mil pessoas com até 30 anos em São Paulo que não possuem filiação paterna no RG, segundo informações do levantamento realizado pelo MP.

O projeto já contabiliza 457 atendimentos no Poupatempo de São Bernardo, sendo que 95% dos casos já tiveram os processos concluídos. Para Participar do serviço, os interessados devem comparecer às unidades que possuem o serviço e preencher solicitação. O material será encaminhado por e-mail ao MP e, assim, o promotor de Justiça competente inicia o processo de busca e, posteriormente, caso haja acordo, averbação e a extração de nova certidão de nascimento.

Grande ABC

As demandas das quatro unidades do Poupatempo instaladas no Grande ABC já representam 10% do volume total de serviços prestados em todo o Estado. Hoje, mais de 1.400 funcionários estão atuando nesses equipamentos que, juntos, têm custo mensal de operação de R$ 2,4 milhões.

Na região, os atendimentos feitos pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e o serviço de emissão de RG são os mais procurados.