Prefeito Orlando Morando autoriza 17ª Praça-Parque em São Bernardo

A Praça Mário José Batista, no Bairro Taboão, também foi inserida ao programa Praça-Parque, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo que revitaliza próprios públicos em local de atividades e bem-estar para crianças, jovens e adultos.

O prefeito Orlando Morando autorizou, na noite da última quarta-feira (12),  a ampla revitalização do espaço. Além do chefe do Executivo, a solenidade contou com o secretário de Serviços Urbanos, Mário Orsolan, demais autoridades, vereadores, lideranças e moradores. O evento também teve a presença da esposa do Mário José Batista, conhecido como Manga, a dona de casa Asolina Gomes Batista, 77 anos, e cinco de seus nove filhos.

Com uma área total de 3.400 m², a praça está localizada entre as Ruas Luisiania, Dinamarca e Venezuela. O espaço passará por adequações como remoção de árvores e aterro do terreno com a finalidade de melhorar a acessibilidade, bem como implantação de novos equipamentos. A obra será feita em 150 dias com recursos e mão-de-obra próprios da Prefeitura.

Com a revitalização, este espaço receberá as seguintes melhorias: área de convívio com bancos e mesa de dominó, piso acessível, área para playground, espaço pet com equipamentos, academia ao ar livre, pista de caminhada, paisagismo e plantio de grama com árvores, colocação de gradil e três portões, colocação de papeleiras, nova iluminação, pintura geral, instalação de campainha, reforma de quadra, colocação de alambrado e fechamento superior com rede de nylon, reforma da arquibancada e travessia elevada.

Implantado em 15 praças e amplamente aprovado pela população, o programa Praça-Parque é a projeção de um conceito de área de lazer.

HOMENAGEM – Mário José Batista era soldador e também jogou futebol profissionalmente. Entre os times que defendeu está o Santa Luzia FC, do Taboão. Ganhou o apelido de Manga por seu estilo no campo ser o mesmo do jogador Manga, do Santos F.C. Sua paixão, porém, era a música. Fez várias apresentações musicais pelo Brasil, chegando a tocar na famosa casa noturna Canecão, no Rio de Janeiro, acompanhando cantores famosos como Antônio Marcos, Clara Nunes, Mário Zan, entre outros. Admirador de Martinho da Vila, Beth Carvalho e Nélson Gonçalves, chegou a acompanhar este último em roda de samba. Faleceu em 1988.

PROGRAMA PRAÇA-PARQUE – Esta gestão já entregou, desde janeiro de 2017, as seguintes praças-parque: Zumbi dos Palmares (Jardim Calux), Antonio Rodrigues Filho (Assunção), Bandeirantes (Jardim das Orquídeas), Maria Escolástica da Conceição Nazaré (Jardim Cláudia), Samuel Wainer (Baeta Neves), Trabalhador (Jardim Silvina), Aldino Pinotti (Assunção), Indu Rovai (Rudge Ramos), Lauro Gomes (Centro), Professora Maria do Socorro Silva (Jardim Jerusalém), Ginásio de Esportes José Vicente Lopes, Tozinho, (Jardim do Lago), Vinícius Vilela (Vila Ferreira), Manoel Augusto Moreira Martins (Jardim Thelma), Giuseppe Stangorlini (Assunção) e Jacquey (Rudge Ramos). A Praça da Avenida Pedro Mendes, no Parque Seleta, em breve, será contemplado com o projeto.