Morando poder ser reeleito à Presidência do Consórcio

Da redação

Os prefeitos da região decidiram nesta quarta-feira (1º) antecipar para a próxima assembleia mensal a eleição anual da Presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Por consenso, os chefes dos Executivos municipais encaminharam a reeleição do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, como presidente do colegiado, e do prefeito de Santo André, Paulo Serra, como vice.

Por meio de mudança no estatuto da entidade regional, a antecipação do processo ocorrerá nos anos em que não ocorre a posse de novos mandatários municipais, conforme explicou Morando.

Simulado de emergência

Durante a reunião, representantes do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip) apresentaram aos prefeitos os detalhes do simulado de evasão do Polo Petroquímico de Capuava, que será realizado em 2 de dezembro.

O objetivo do exercício simulado é preparar e prevenir a população para uma eventual situação de emergência, explicou o diretor do Cofip, Carlos Barbeiro. A atividade vai simular uma falha mecânica com liberação de gases na atmosfera.

Morando ressaltou que a parceria contribuiu para viabilizar a realização da primeira inciativa do gênero no Polo Petroquímico.

ICMS

Os prefeitos da região aprovaram o pedido de uma agenda com o governador Geraldo Alckmin para tratar da utilização dos créditos acumulados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) no Estado de São Paulo como fomento à indústria de ferramentaria, ligada ao setor automotivo. Durante a assembleia mensal do Consórcio realizada em agosto, o colegiado e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) assinaram um protocolo de intenções com a demanda, elaborado em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O pleito está relacionado à viabilização de um regime especial para recuperação e capacitação da indústria de ferramentaria estadual, assim como a aquisição de bens de ferramentaria e equipamentos que resultem em melhoria de produtividade e competitividade.

 Demandas LGBT

A pauta da reunião incluiu ainda uma apresentação aos prefeitos de demandas da comunidade LGBT da região, que serão tratadas pelos municípios.