Início Cidades Prefeitura de São Bernardo inicia aplicação de 2ª dose em idosos com...

Prefeitura de São Bernardo inicia aplicação de 2ª dose em idosos com mais de 90 anos e profissionais de Saúde

imagem: PMSBC

Chegada novo lote da Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), amplia o processo de vacinação no município; idosos serão vacinados novamente em domicilio e trabalhadores da Saúde devem fazer agendamento para o Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy

Com a chegada de um lote de imunizante Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), a Prefeitura de São Bernardo dá continuidade ao Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, com a aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais de Saúde e idosos com 90 anos ou mais.

As novas doses serão destinadas para 8.290 profissionais de Saúde e 2.680 idosos com mais 90 anos ou mais. Ambos os públicos-alvo deverão ter tomado a primeira dose de Coronavac, para poderem receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a cidade dispõe de um sistema organizado e ágil no cumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos adotando todas as medidas necessárias para que a cobertura vacinal da nossa população atinja níveis satisfatórios e nos proporcione o retorno da desaceleração desta pandemia o mais breve possível. Nosso maior objetivos é seguir protegendo vidas”, declarou o chefe do Executivo.

A sequência da vacinação seguirá os mesmos moldes da primeira etapa. Os idosos serão vacinados em domicílio pelas equipes das Unidades de Saúde. Médicos, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e biomédicos serão imunizados no Ginásio Poliesportivo, localizado na Avenida Kennedy, nº 1.155. As vagas estão disponíveis por meio de cadastro e agendamento obrigatórios no site https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS – Para os profissionais de Saúde, além do cadastro e agendamento prévio, será exigido no dia da vacinação a carteira de registro de classe, comprovantes de residência ou trabalho no município, documento com foto, CPF e comprovante do agendamento no site da prefeitura (levar impresso ou digital).

VACINAÇÃO DE 80 A 84 ANOS – Foi ampliado também nesta segunda-feira (02/03) o agendamento on-line para a vacinação de idosos com idade entre 80 e 84 anos. A organização e tranquilidade marcaram o início da imunização contra a Covid-19 de parte deste público São Bernardo, no sábado (27/02). Os moradores receberam a imunização em quatro pontos da cidade: no Paço Municipal (em formato drive thru), ou em postos avançados montados na Igreja São João Batista, no Rudge Ramos; no Ginásio Poliesportivo do Jardim Orquídeas; e Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande.

Moradora do bairro Pauliceia, Maria das Dores Alexandrino, 80 anos, elogiou a agilidade no atendimento e profissionalismo da equipe da Secretaria da Saúde. “Agendamos no dia anterior, pelo site, e foi super rápido para tomar a vacina. Fui atendida em 5 minutos, foi tudo tranquilo”, observa ela, que foi imunizada na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos.

A felicidade da empresária Maria Belarmina Bertozi, 82 anos, em receber a vacina foi tanta que ela celebrou o momento como se fosse uma festa, com direito a balão de ar. “Estava ansiosa por essa vacina. Quero voltar à minha vida normal. Em junho, vou fazer 83 anos, mas continuo trabalhando. Tenho uma loja que eu tomo conta, cuido da casa”, destaca a moradora do Rudge Ramos.

São Bernardo segue como a cidade da Região Metropolitana de São Paulo que mais imunizou a população, com 47.595 doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas. Conforme levantamento do Governo Estadual, o município é o terceiro mais eficiente de todo o Estado na aplicação dos imunizantes, atrás apenas de Campinas e da Capital paulista.

AVALIAÇÃO – Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a expectativa é que a vacinação deste público alvo seja concluída até a próxima quarta-feira (03/03). “A descentralização dos postos nos permitiu agilidade na aplicação destas doses, que contempla 78% dos idosos entre 80 e 84 anos”, reforçou.

FASES CONCLUÍDAS  – A Prefeitura de São Bernardo já concluiu a imunização dos idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), bem como dos indígenas com a primeira e segunda dose da vacina. Os idosos de 90 anos ou mais e de 85 a 89 receberam a primeira dose em domicílio para evitar deslocamento e contágio deste público-alvo. Os profissionais de Saúde, tanto da linha de frente, como das demais áreas, receberam a primeira dose e seguem sendo vacinados com a segunda dose.

Via: Prefeitura de São Bernardo do Campo

 

Deixe uma resposta