Prefeitura de Santo André capacita profissionais da saúde

Da redação

Foto: Júlio Bastos/PSA

Por meio da parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, a Prefeitura de Santo André deu início na última terça-feira (16) à capacitação de gestores e outros funcionários da rede de Atenção Básica, Atenção Secundária (Especializada, Hospitalar, Urgência e Emergência), Assistência Farmacêutica, Regulação e Educação Permanente (Humanização) da Secretaria de Saúde, sobre os Protocolos da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde.

Por meio do curso, os profissionais serão instruídos sobre as diretrizes de atendimento. O curso visa atualizar os profissionais sobre as diretrizes de novos protocolos do Ministério da Saúde, bem como instruí-los a desenharem esses protocolos de acordo com a realidade local e então, implantá-los.

O curso oferta 20 vagas fazendo com que o número de funcionários envolvidos, em boa parte gestores de todos os níveis de atenção da rede, seja restrito. A ideia é que eles sejam multiplicadores de informação e auxiliem após a formação, na implantação do protocolo em suas unidades.

A ação faz parte da estratégia da atual gestão de fortalecimento da Atenção Básica no município, utilizando como referência as práticas preconizadas com o Ministério da Saúde. O curso está sendo oferecido por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o que não gera custo direto ao município. Os funcionários participarão de oito encontros presenciais e realizarão atividades à distância.