Prefeitura de Santo André entrega oito novas viaturas para GCM

A Prefeitura de Santo André realizou na tarde desta quarta-feira (7/11) a entrega de oito novas viaturas para a GCM (Guarda Civil Municipal). Os veículos vão incrementar as ações de segurança nas proximidades das escolas da rede municipal de ensino e no patrulhamento por toda a cidade. O investimento para equipar e adquirir os carros modelo Duster foi de R$ 1,2 milhão, com recursos federais. A expectativa da administração municipal é trocar toda a frota da GCM, que hoje conta com 25 viaturas em funcionamento, com a aquisição de mais 30 carros no próximo ano, totalizando 38.
 
Os novos veículos começaram a ser utilizados em rondas por toda a cidade já nesta quarta-feira. A partir de fevereiro, além do trabalho integrado com as escolas municipais, a Prefeitura irá distribuir em unidades educacionais série de materiais voltados aos alunos, com informações de como acionar a GCM em caso de violência contra a criança, por exemplo. Está prevista a entrega de 79 mil cartilhas, 30 mil flyers e instalação de 750 banners, produzidos também com recursos federais.
 
O secretário de Segurança Cidadã, José de Oliveira, comemora a retomada da valorização da GCM. 
 
O prefeito Paulo Serra destacou a mudança cada vez mais perceptível da população na redução dos índices de criminalidade na cidade.  
 
A Prefeitura está finalizando os trâmites legais para a compra e instalação destes novos equipamentos, o que triplicará a capacidade de monitoramento de ruas, avenidas e os grandes corredores. Estas imagens ficarão concentradas em uma moderna central que integrará a comunicação com a Polícia Militar, Civil e GCM. As novas câmeras também serão determinantes para ampliar a cobertura do Programa Detecta na cidade, reduzindo os índices de roubo de veículos. A Prefeitura trabalha com a expectativa de finalizar o processo, que contempla a compra e instalação, já no começo do próximo ano.