Prefeitura de São Bernardo começa nova etapa para livrar cidadãos das enchentes

Da redação

drenar
Foto: PMSBC

As obras subterrâneas do Drenar (programa de combate às enchentes da Prefeitura), no Centro de São Bernardo, seguem o cronograma fielmente. O Consórcio Centro Seco, responsável pelo empreendimento, começou com duas novas frentes de trabalho este mês. Uma delas é o chamado “emboque”, um buraco de cerca de 6 metros de diâmetro, aberto no piscinão do Paço Municipal, que receberá a água de chuva vinda do Ribeirão dos Meninos e que passará pelo túnel em construção debaixo da Rua Jurubatuba. A outra é o desvio da rede coletora de esgoto da Sabesp, na Avenida Aldino Pinotti.

A Prefeitura pensa em iniciar uma quarta frente de trabalho, com as escavações do Paço em direção às três frentes que operam em três turnos (24h) no túnel sob a Jurubatuba, situado a 20 metros de profundidade. Uma dessas frentes segue da Alameda Glória (Poço 1) em direção ao terminal rodoviário (Poço 2), a outra, no sentido contrário, e, a terceira, do terminal em direção ao reservatório do Paço.

A instalação do chamado sifão na Avenida Aldino Pinotti foi necessária, já que a galeria feita para o escoamento da água do piscinão do Paço – vai em direção ao Ribeirão dos Meninos, na Avenida Lauro Gomes – se encontrou com a tubulação de esgoto. A previsão é de que essa etapa seja concluída em setembro.