Prefeitura e Termomecânica firmam parceria pela Educação

Da redação

Em linha para transformar a qualidade da Educação de toda a cidade, a Prefeitura de São Bernardo formalizou, na manhã de hoje (21), uma parceria com a Fundação Salvador Arena, que promoverá o intercâmbio cultural e esportivo por meio do projeto CTM Solidário, realizado em conjunto com os alunos e profissionais do Colégio Termomecanica, em duas escolas municipais: a EMEB Arlindo Miguel Teixeira, no bairro Alvarenga, unidade com o maior número de alunos, com quase 2 mil, atendendo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e o CEU Luiza Maria de Farias, com cerca de 500 alunos na Educação Infantil (creche e pré-escola) e no Ensino Fundamental. Esta escola também faz parte do programa Educar Mais, iniciativa desenvolvida por esta gestão que inclui as unidades no ensino de tempo integral, ampliando de 5 para 9 horas a jornada escolar.

Este foi um passo importante de avanço entre as duas frentes: Prefeitura e Termomecanica. O ato contou com a presença do prefeito Orlando Morando, de Suzana Dechechi, secretária da Educação, Regina Celi Venâncio, diretora presidente da Fundação Salvador Arena, Valcir Shigueru Omori, diretor geral do Centro Educacional, demais conselheiros da instituição, autoridades, vereadores e profissionais da Educação. O local para assinatura da parceria – o prédio da Secretaria da Educação – foi especialmente escolhido para homenagear o Engenheiro Salvador Arena, fundador da Termomecanica, falecido há quase 20 anos. Arena é o patrono do espaço.

O alinhamento com a Fundação Salvador Arena foi pautada durante a formatação do plano de governo do atual prefeito, buscando elevar o modelo exitoso de Educação da instituição na rede municipal de Educação.

Embora o termo tenha sido assinado nesta terça-feira, a parceria foi iniciada em agosto oferecendo atividades culturais como teatro, cinema, dança, música, artes, educação física, debates e atividades pedagógicas. Os alunos visitaram o Teatro Engenheiro Salvador Arena, no qual assistiram a peça “Bela Adormecida”; ainda foram realizadas atividades na Semana da Criança com professores de Educação Física e alunos do Colégio Termomecanica; apresentação musical da Banda Som da Casa, que conta com alunos do Colégio e da Faculdade de Tecnologia da Termomecanica, entre outras ações.