Prefeitura de São Bernardo incentiva amamentação

Da redação

A Secretaria de Saúde de São Bernardo promoverá uma série de atividades para incentivar o aleitamento materno em comemoração. As ações, destinadas às gestantes, mães e trabalhadores, serão realizadas no HMU (Hospital Municipal Universitário) e nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

No HMU, a programação se concentra entre os dias 2 e 4 de agosto e terá palestras, encontro de mães, oficina de reaproveitamento de alimentos, rodas de conversa e gincana com trabalhadores.

Na rede de atenção básica as atividades serão realizadas ao longo de todo o mês. Nos grupos de gestantes e nos encontros semanais do Promi (Programa de Odontologia Materno-Infantil) serão promovidas rodas de conversa e palestras que abordam questões como os benefícios do aleitamento materno, a importância do estreitamento e manutenção do vínculo entre mãe e bebê, as dificuldades mais comuns enfrentadas na prática e dicas para superá-las e os desafios para a mãe trabalhadora que amamenta.

As equipes também incentivarão a doação de leite materno para o Banco de Leite Humano do HMU. O alimento proveniente das voluntárias é destinado aos prematuros internados na UTI Neonatal do hospital.