Prefeitura de São Bernardo promove o 2º Scratch Day

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Educação, promove o 2º Scratch Day, neste sábado (19), no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), no bairro Planalto.

Trata-se de uma celebração mundial liderada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA) e realizado por instituições em todo mundo. O evento contará com oficinas, mostras interativas, mesa redonda e atividade cultural com alunos e educadores. A ação ainda tem o apoio do HackEduca e do Núcleo Regional de São Bernardo de Aprendizagem Criativa.

O Scratch é uma linguagem de programação em blocos desenvolvida pelo MIT. Considerada mais acessível que linguagens de programação textuais, a plataforma se utiliza de uma interface gráfica que permite a construção de programas com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Com essa ferramenta, os alunos criam animações, histórias interativas e jogos no navegador. Geralmente usado por alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, o Scratch ajuda as crianças a desenvolverem o raciocínio matemático em suas diversas frentes.

A rede municipal de São Bernardo é considerada pioneira no uso do programa integrado à Aprendizagem Criativa dentro da sala de aula. A proposta é tornar o aprendizado mais atrativo, mão na massa, colaborativo e lúdico. Nas unidades escolares são realizados projetos envolvendo a programação, a construção de brinquedos e atividades diversas, tanto no laboratório de informática como na sala de aula para apoio às disciplinas.

As boas práticas da rede municipal de ensino chamaram a atenção de pesquisadores do MIT. No segundo semestre de 2017, Leo Burd, especialista em Aprendizagem Criativa, e Andrew Sliwinski, diretor de Design e Engenharia do Scratch, conheceram as propostas de cinco escolas municipais. Professores da rede municipal também compartilharam sua experiência em diversos eventos, como a apresentação de um painel na Campus Party 2018 e do 2º Festival de Invenção e Criatividade (FIC Maker), organizado pela USP.

Confira a programação:

9h – Abertura Oficial

9h30 às 15h30 – Oficinas, mostras, mostras interativas

10h – Apresentação da peça “Na Próxima Estação”, da EMEBE Rolando Ramaciotti (sala de vídeo)

14h às 15h – mesa redonda: “As tecnologias como recurso para a promoção da autoria e criatividade”