Início Política Brasil Prefeitura de São Bernardo realiza Dia da Reanimação Cardiopulmonar

Prefeitura de São Bernardo realiza Dia da Reanimação Cardiopulmonar

Evento faz parte do calendário nacional de Saúde; quatro pontos da cidade ofertarão treinamento para a população neste sábado (24/08)
Quando o assunto é uma parada cardíaca, o que o paciente menos tem é tempo. Foi pensando nisso, que, de forma pioneira, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, aderiu sua participação, no próximo sábado (24/08), ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar.

Em quatro pontos da cidade, das 8h30 às 11h30, os munícipes poderão receber, gratuitamente, orientações na prática de como identificar uma parada cardiorrespiratória e, ao mesmo tempo, treinamento de agir para revertê-la. A simulação será feita com bonecos, normalmente utilizados pelas próprias equipes de salvamento e resgate em seus treinamentos.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência de São Bernardo (NEU), Marcia Silva Picolli, quanto mais pessoas souberem o que fazer nesta situação, mais vidas serão salvas. “A cada minuto que uma pessoa fica inconsciente, seu percentual de sobrevivência diminui 10% e aumentam as sequelas. Por isso é fundamental multiplicarmos este conhecimento por meio destas simples ações”, esclareceu a enfermeira.

O treinamento será ministrado por agentes do SAMU, do NEU, do Complexo Municipal Hospitalar e da Faculdade de Medicina do ABC. “A maioria destes incidentes ocorre fora do ambiente hospitalar. Por isso é fundamental capacitar o cidadão comum para estas emergências até que a equipe especializada no resgate chegue ao local”, argumentou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
A atividade consistirá ainda em aprender a utilizar o desfibrilador externo automático (DAE), equipamento presente em shoppings e supermercados. “Muita gente não manuseia um desfibrilador por falta de contato, de prática com o instrumento e pode ser mais uma ferramenta importante, no caso de uma parada”, complementou Dr. Geraldo.

Serviço:
Locais e endereços das atividades neste sábado, das 8h30 às 11h30
– Parque Rafael Lazzuri – Avenida Kennedy, 1111 – Jardim do Mar
– Praça Giovani Breda – Assunção
– Extra Anchieta – R. García Lorca, 301 – Pauliceia
– Paróquia São João Batista – Rua Heinrich Nordoff, 426 – Riacho Grande

Deixe uma resposta