Prefeitura de SBC garante mudança da delegacia e das juntas militares para o Poupatempo

A 18ª Delegacia de Serviço Militar e as 029ª e 107ª Juntas do Serviço Militar, que estavam instaladas em imóveis locados pela Prefeitura de São Bernardo, foram transferidas para a Praça Azul do Poupatempo de São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro).

Com a mudança, o Poder Público economizará R$ 90 mil por ano, além de facilitar o acesso ao público, uma vez que o novo local reúne amplo leque de serviço. Idealizada pelo prefeito Orlando Morando, a mudança só foi possível após autorização do Exército Brasileiro e da parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que cedeu gratuitamente o espaço.

Além da presença do chefe do Executivo, o ato também foi prestigiado pelo general de Divisão Adalmir Manoel Domingos, comandante da 2ª Região Militar, do tenente coronel Galileu Collin Gondin, chefe da 4ª Circunscrição de Serviço Militar, 1ª tenente Pedro Silva de Oliveira, delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, do secretário de Administração e Inovação, Pedro Pinheiro, demais integrantes do Exército Brasileiro, secretários, vereadores, autoridades e funcionários do Poupatempo.

A administração colabora com o funcionamento e manutenção da Delegacia e das Juntas Militares, cedendo servidores, veículos, linha telefônica e móveis, materiais estocáveis por meio de termo de cooperação assinado com o Exército Brasileiro. Além de São Bernardo, a Delegacia também supervisiona as Juntas de Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No novo espaço, os jovens poderão requerer a emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação, a Certidão por Tempo de Serviço Militar, e as segundas vias desses documentos. As Juntas Militares atendem aproximadamente 600 pessoas por mês. A Delegacia de Serviço Militar tem como atribuição a conferência e assinatura dos Certificados de Alistamento Militar, encaminhamento dos processos autuados pelas Juntas à 4ª Circunscrição do Serviço Militar, assim como assessoramento às oito Juntas Militares do Grande ABC.