Prefeitura entrega revitalização da Praça Elis Regina

Da redação

Foto: Ricardo Trida/ PSA

Fortalecendo o cuidado com a cidade e promovendo o Junho Verde, mês dedicado ao Meio Ambiente, o programa Amigos da Praça da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, chegou no último sábado (24) ao Parque Capuava, com a revitalização completa da Praça Elis Regina.

Em mais uma parceria com a iniciativa privada, a Administração contou com o apoio da Braskem e a ONG Oito Elementos para recuperar todo o espaço da área de lazer com a academia ao ar livre, brinquedos, alambrado das duas quadras de esporte, muretas das quadras, guarda corpo, totem, barras de levantamento, mobiliários, manutenção no calçamento, pintura das faixas de sinalização, operação tapa buraco, limpeza e recolha de resíduos, despraguejamento, poda de árvores, pintura, roçagem e ainda toda revisão da iluminação, agradando os munícipes que moram no entorno. Por fim, foram plantadas cerca de 40 árvores nativas.

A ideia do programa é fazer com que o morador do local auxilie o município na fiscalização da área, ajudando a conservar a área verde e/ou praça. Os munícipes recebem na fachada da residência o Selo Verde, disponibilizando o contato direto com o Departamento de Manutenção de Praças e Áreas Verdes para que as demandas sejam atendidas.

O objetivo do programa Amigos da Praça é desburocratizar o acesso de pessoas físicas e jurídicas na conservação e manutenção de praças e áreas verdes. O modelo simplifica a documentação para a participação de pessoas físicas, sendo necessária, apenas, a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

Para a iniciativa privada, como contrapartida, é disponibilizada uma imagem publicitária da empresa com nome e logo da mesma, ou no caso de pessoa física, o nome da pessoa consta na placa afixada na área verde. Cerca de 30 praças já participam da ação e outras estão encaminhadas passando pela análise das equipes responsáveis.