Programa Amigos da Praça já adotou 75 áreas verdes em Santo André

Da redação

O Programa Amigos da Praça alcançou a marca de 75 áreas verdes adotadas. Na manhã de ontem (09), as pessoas e empresas jurídicas que participam da iniciativa foram homenageadas, em evento no Salão Burle Marx, no Paço. Lançado em abril, o programa consiste em parceria da Prefeitura de Santo André com os munícipes, com objetivo de auxiliar na conservação de praças da cidade.

A cidade já contava com um programa de parceria para conservação de áreas verdes, mas que mostrava resultados pouco efetivos. Antes do Amigos da Praça, apenas 15 áreas verdes haviam sido adotadas, em um período de 18 anos. Com apenas sete meses de vigência do novo programa, o número de adoções já chegou a 75.

Dentre as atribuições da empresa/pessoa amiga da praça está a irrigação da área vegetada sempre que houver plantios ou em períodos de estiagem prolongada. As peças de mobiliário urbano seguem padrão adotado pela Prefeitura, devendo obedecer critérios de preservação, aparência e condições de segurança. O objetivo da ação é desburocratizar o acesso de pessoas físicas e jurídicas na conservação e manutenção de praças e áreas verdes.

Os munícipes recebem na fachada da residência o Selo Verde, disponibilizando o contato direto com o Departamento de Manutenção de Praças e Áreas Verdes. O modelo simplifica a documentação para a participação de pessoas físicas, sendo necessária, apenas, a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Para a iniciativa privada, como contrapartida, é disponibilizada uma imagem publicitária da empresa com nome e logo da mesma, ou no caso de pessoa física, o nome da pessoa consta na placa afixada na área verde. Mais de 30 praças já participam da ação e outras estão encaminhadas passando pela análise das equipes responsáveis.

Os interessados em participar do programa devem enviar um e-mail para programaamigosdapraca@gmail.com informando a área e localização de interesse. A partir disso, será realizado o chamamento público que indicará data, hora e local para que os eventuais interessados apresentem documentação.