Início Política ABC Programa São Bernardo Contra a Dengue teve início

Programa São Bernardo Contra a Dengue teve início

Da redação

A Prefeitura de São Bernardo lançou na noite da última quinta-feira (19), o programa “São Bernardo Contra a Dengue”, iniciativa que concentra uma série de ações de conscientização e mobilização para o combate a dengue, febre chikungunya e zika vírus, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O ato de lançamento foi realizado no Centro de Formação de Professores, no bairro Planalto, e destacou o município como o primeiro da região a intensificar medidas contra a proliferação da doença no período mais crítico: o verão. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Orlando Morando. A Secretaria de Saúde, sob coordenação do Dr. Geraldo Reple Sobrinho, está à frente das ações, a serem realizadas até maio.

O objetivo da campanha é mobilizar toda comunidade e alertar a população a adotar comportamentos cotidianos, como limpar os quintais, colocar areia nos vasos de plantas, fechar o lixo com saco plástico, entre outras iniciativas que buscam reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A estratégia enfatiza também a importância do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença pela população e a necessidade de acompanhamento por um profissional de saúde dos casos suspeitos. Com formato educacional e informativo, a campanha é dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e à população em geral.

A Prefeitura distribuiu materiais com as principais orientações de como manter os ambientes sem o acúmulo de água, para evitar a presença do inseto.  A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.