Programas da Prefeitura de São Bernardo ajudam a aproximar livros e leitores

Da redação

Aproximadamente seis mil livros são emprestados para a população todos os meses em São Bernardo. A cidade conta com seis bibliotecas – Machado de Assis, Malba Tahan, Érico Veríssimo, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Monteiro Lobato (em reforma) -, que disponibilizam 229.687 livros para a população, entre clássicos e contemporâneos.

Para ter acesso a essas publicações, o munícipe deve se cadastrar em uma das bibliotecas por meio da apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. Podem ser emprestados até seis livros por pessoa, por 15 dias. Caso não haja reserva, os livros podem ser emprestados por mais 15 dias.

Um serviço da Prefeitura que aproxima ainda mais os leitores das publicações é o ‘Espaço Troca Livro’. O local, localizado no Bairro Nova Petrópolis, foi criado com o excedente de livros das bibliotecas e hoje faz o papel inverso e acaba abastecendo as unidades. Com o constante câmbio, algumas publicações recentes são selecionadas e passam a integrar o acervo municipal.