Quatro dicas de alimentação para o inverno

Da redação
hot-chocolate-969883_960_720Com o inverno, chega a vontade de comer diversas coisas. Além disso, deve-se tomar cuidado para não comer demais. Mesmo com o frio, é necessário praticar atividades físicas. Confira quatro dicas de alimentação para este inverno:

– Chocolate quente e chás

Para um chocolate quente menos calórico e mais saudável, use leite semidesnatado ou desnatado, que contém menor teor de gordura, e utilize o cacau em pó que é rico em flavonoides e tem propriedades antioxidantes. Outra opção saudável é o chá quente, que combate os radicais livres e inflamações. A melhor escolha é o chá de gengibre e romã, rico em antioxidantes que protegem as células e o sistema imunológico.

– Sopas e caldos

As sopas e os caldos são os queridinhos da estação. Mas é importante se atentar para os alimentos que os compõem, pois as sopas industrializadas e os caldos muito cremosos tendem a terem maior quantidade de sódio e gordura saturada. Faça escolhas saudáveis e equilibradas, utilizando legumes e verduras de sua preferência, mas que estejam na safra. Enriqueça o prato também com proteínas, como o frango e o músculo, evitando carnes muito gordurosas.

– Frutas da estação

A tangerina, o morango, a carambola e a laranja estão mais baratas e mais bonitas nesta época. Além disso, são ótimas fontes de fibras e vitamina C, ajudando no aumento da imunidade e protegendo contra infecções, gripes e resfriados.


– Hidratação

Nessa época é importante a reposição de água, já que há um aumento da produção de urina. Então, beba bastante líquido como sucos naturais e água de coco. Além disso, deve-se ter cuidado redobrado com a pele, pois ela fica com o aspecto mais ressecado e espesso. Para mantê-la hidratada, dê preferência a alimentos como: abacate, nozes e sementes que são ricos em gorduras benéficas e vitamina E, favorecendo a hidratação do corpo e a proteção da pele.