Ramalhão se prepara com intensidade e trás análise de desempenho no planejamento de 2018

Por Stéphany Afonso

O ano definitivamente já começou para o Ramalhão. Após anunciar 17 reforços para a elite do Campeonato Paulista de 2018, o Santo André continua forte na busca por um planejamento efetivo para a próxima temporada. Além de treinos em alta intensidade e dois períodos, a equipe anunciou que iniciará o estadual com a Análise de Desempenho no futebol, recurso já utilizado pelas grandes equipes do país.

ANÁLISE DE DESEMPENHO

A análise de desempenho no futebol brasileiro tem sido cada vez mais comum e eficiente. Trazendo amplitude para os clubes, o mecanismo conta com resultado em diversas vertentes que visam qualificar e quantificar as ações de cada equipe. O estudo ajudará no rendimento e na performance andreense, buscará fatores que contribuem ou não para o rendimento de seu elenco, facilitará a criação de esquemas táticos eficientes e base para as decisões do técnico Sérgio Soares. Eduardo Oliveira será o responsável pela área no Ramalhão.

Para que a análise seja feita, a partida é dividida em quatro etapas: defesa, ataque, movimentações ofensivas e defensivas. Na análise qualitativa, as equipes são estudadas por meio de imagens e vídeos, desta maneira, o analista pode observar a dinâmica e comportamento de cada equipe, além de seus poderes reativos durante um jogo. Também é possível avaliar cada jogador buscando avanço e correção em sua técnica individual. Já na análise qualitativa, há enumeração dos acontecimentos em campo, onde todas as jogadas e ações resultam em dados que, em conjunto, formam as estatísticas. Em caso adversário, o analista estuda o modelo de jogo e comportamento padrão e desviante de cada oponente, para que o técnico possa traçar uma estratégia adequada.

TREINO INTENSIFICADO

Faltam exatamente 20 dias para a estréia do Santo André no Paulistão, e a comissão técnica já começou a implementar suas idéias de jogo. Além do técnico Sergio Soares, os treinamentos tem sido comandados pelos preparadores Kaio Soares (físico) e Cacalo (goleiros). A equipe tem se preparado em dois períodos: sendo treinamento no campo pela manhã e treino de força na academia na parte da tarde.

A base dos exercícios tem sido: posse de bola e marcação em campo reduzido, trabalhos técnicos de movimentação em todos os setores do time – buscando desenvolver um estilo de jogo, finalizações, aprimoramento da movimentação defensiva e a busca por espaços na fase ofensiva. Os goleiros realizaram exercícios de passe e pliometria (saltos), além de atividades de agilidade, tempo de reação e saída de bola.

“Estamos aprimorando a parte física dos jogadores, mas também já colocamos aspectos técnicos no trabalho. Estou muito contente com a evolução do grupo”, afirmou o técnico Sérgio Soares

EXAMES

A equipe também passou por exames nessa pré temporada. Todo o elenco andreense foi submetido a uma avaliação odontológica, oftalmológica, subcutânea e física, além de testes de salto e isocinético (do joelho).

O Santo André estréia no Campeonato Paulista dia 17 de janeiro, diante do Palmeiras, no Allianz Parque.