Alunos da rede municipal de Santo André aprendem tênis em aulas gratuitas

Foto: Júlio Bastos/PSA

Estudantes da rede municipal de ensino de Santo André estão aprendendo a jogar tênis por meio de aulas gratuitas. Ainda há vagas e as inscrições estão abertas. Podem se inscrever alunos do ensino fundamental, com idade entre 6 e 11 anos. Para participar é só procurar o CESA (Centro Educacional de Santo André) mais próximo.

O tênis é uma das novas modalidades que neste ano passaram a integrar o leque de atividades oferecidas pelas Ações Complementares da Secretaria de Educação, juntamente com tênis de mesa, le parkour, grafite, caratê, boxe recreativo, cinema e manbol (um esporte que surgiu no Pará e é praticado com duas bolas ovais). O programa oferece aulas de esporte e artes no contraturno escolar nos CESAS.

As aulas de tênis acontecem em 11 dos 12 CESAS da cidade, mas no segundo semestre a modalidade deverá ser oferecida em todos os Centros Educacionais, com a inclusão do novo CESA Jardim Irene. Cerca de 120 crianças já estão inscritas nas aulas de tênis dos CESAS.

Método Play and Stay – Para manter as crianças estimuladas a continuar a praticar o esporte que requer muito treino, coordenação e concentração, as aulas de tênis de Santo André seguem o Método Play and Stay, que transforma o aprendizado do esporte em um processo fácil e divertido. Criado em 2007 pela Federação Internacional do Tênis, com o objetivo de atrair pessoas para o esporte, o sistema se baseia no uso de bolas mais lentas em espaços reduzidos, aumentando a chance das pessoas sem experiência aprenderem a jogar. Há quatro velocidades de bolas e três tamanhos de quadras. À medida que a criança vai evoluindo, ela passa para o próximo estágio com uma bola de maior velocidade e outro tamanho de quadra.

Ações Complementares – Além do tênis, neste ano o programa de Ações Complementares passou a oferecer tênis de mesa, le parkour, grafite, caratê, boxe recreativo, cinema e manbol (um esporte que surgiu no Pará e é praticado com duas bolas ovais), além das já tradicionais capoeira, taekwondo, dança, balé, circo, xadrez, natação, teatro, ginástica artística e atletismo e da ampliação da quantidade de turmas de basquete e de futsal.