Início Estilo de Vida Refrigerantes sem açúcar não ajudam a controlar o peso

Refrigerantes sem açúcar não ajudam a controlar o peso

Da redação

Foto: Reprodução/UOL

Refrigerantes sem açúcar, chamadas de ‘diet’, ‘light’ ou ‘zero’, são comumente associadas a estratégias para evitar o ganho de peso e são vistas como mais saudáveis que as bebidas com açúcar. Contudo, seu consumo não garante que esse objetivo seja alcançado. Segundo especialistas da USP, da UFPel e do Imperial College London, os adoçantes artificiais presentes em alimentos não produzem efeitos positivos comprovados no organismo e no controle do peso.

Para os pesquisadores, o problema é que, apesar de conterem menos calorias, bebidas com adoçantes podem desencadear o consumo compensatório de alimentos. Isso porque o sabor doce engana nosso organismo, que perde o controle da regulação das calorias que são ingeridas e que são gastas. Dessa forma, a sensação de saciedade que deveria ocorrer acaba não aparecendo ou aparecendo tardiamente.

Outro problema está no fato de bebidas sem açúcar não deixarem de estar associadas a outros alimentos muito calóricos. Na lista de bebidas adoçadas artificialmente e que não contribuem para o controle do peso estão inclusos sucos, achocolatados, energéticos, iogurtes e chás gelados. Assim, trocar refrigerantes por outras bebidas industrializadas sem açúcar não faz diferença.

 

*Informações UOL