Reincidentes, pichadores são flagrados pela Guarda Municipal de São Bernardo

Da Redação

Foto: Ricardo Cassin

Câmeras de vídeo monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo registraram na madrugada desta quinta-feira (11), mais um ato de vandalismo, onde dois indivíduos que pichavam um comércio particular em frente à EMEB Ermínia Page, no Jardim Palermo, foram flagrados e levados à delegacia, onde já constava uma ocorrência, enquadrada na “Lei Parede Limpa” do município, que determina multa de R$ 6,5 mil a este tipo de infração.

Vinicius Alves, 21, e Robson Vieira, 32, foram autuados pela primeira vez em abril deste ano, onde também foram encaminhados para o 1º DP de São Bernardo. Tintas e latas de spray foram encontradas com os jovens confirmando o delito. Agora, ambos deverão pagar o dobro da multa, calculada em R$ 13.097,52 para cada um.

O prefeito Orlando Morando destaca o intenso trabalho contra o vandalismo.  “Não iremos diminuir a punição ou parar com estas abordagens. Nossa gestão apoiará a arte como os grafiteiros e artistas plástico, mas não os vândalos e seus atos criminosos”, afirmou.

Desde que a Lei foi sancionada em 15 de Março deste ano, cerca de 60 pessoas já foram autuadas a maioria em flagrantes pelas câmeras de monitoramento e ronda da GCM, mas o apoio da população com denúncias também é muito importante, já que não só a pratica de pichação é considerado crime, atividades como propagandas coladas em muros e postes (lambe-lambe) também pode ser denunciada com caráter criminoso.

Serviço – A fiscalização para estes atos são feitas pelas Secretarias de Gestão Ambiental e Segurança Urbana. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone pelo 153 ou pelo site: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/lei-parede-limpa.