Reino Unido quer aumentar relação com Brasil após Brexit

alx_alex-ellis-embaixador-reino-unido-20160624-001_originalDa redação

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, assegurou nesta terça-feira (19), durante palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, promovida pelo Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), que a saída do país do bloco da União Europeia abre perspectivas de ampliação de acordos comerciais com o Brasil, inclusive na área agrícola.

O embaixador afirmou que a vitória do Brexit (abreviação de Britain, que significa Grã-Bretanha, e exit, que designa a saída do Reino Unido do bloco europeu), levanta possibilidades em termos de comércio com terceiros. Alex Ellis disse que, “o Brasil é um dos países que temos interesse em reforçar os laços comerciais. Mas terá de ser passo a passo. Há vários países pedindo para fechar acordos conosco, mas temos de priorizar, pensar. É claro que o Brasil é muito importante para nós. Espero que nos próximos dez anos possamos até aumentar nossas relações”.

Conforme Ellis, informaram que o Reino Unido será mais liberal em relação a uma política agrícola separada da União Europeia. Acrescentou, porém, que as consequências do Brexitainda são desconhecidas.