Início Política ABC Retiro Anual do Clero da Diocese de Santo André acontece pela primeira vez...

Retiro Anual do Clero da Diocese de Santo André acontece pela primeira vez nas regiões pastorais

Em razão da pandemia da Covid-19, o Retiro Anual do Clero Diocesano, que normalmente reúne todos os presbíteros num único local para momentos de espiritualidade, reflexões da palavra e crescimento na fé, ocorrerá pela primeira vez nas regiões pastorais da Diocese de Santo André.
Entre os dias 22 e 25 de setembro (terça a sexta), cerca de 160 padres participarão dos momentos de oração e meditação, distribuídos em nove locais do Grande ABC, de acordo com a região pastoral de sua atuação.“Estamos em tempo de retiro. Esse tempo de retiro dessa vez não vai ser como estávamos acostumados, onde íamos todos para o mesmo lugar e ali nós fazíamos esse tempo de graça e de espiritualidade. Temos que fazer por regiões, com grupos menores, em tempos mais reduzidos”, reafirma o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório, sobre o formato neste ano.
O sacerdote pede orações de todo o povo da Diocese de Santo André para que o clero se renove espiritualmente, a fim de que os presbíteros sejam iluminados pela Palavra de Deus como um tempo de graça.“Reze por nós para que possamos encontrar força, coragem e espiritualidade num momento tão difícil como esse que estamos vivendo”, conclama. Pe. Romeu indica a leitura de Ato dos Apóstolos (20, 28) para simbolizar esse momento:“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiãs, como pastores da Igreja de Deus, que Ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.”
“É isso que os presbíteros fazem quando se preparam bem espiritualmente, teologicamente. Por isso, estar num tempo de retiro, é também cuidar do seu rebanho, o rebanho de Jesus Cristo que precisa encontrar no seu pastor, alguém que fale como Jesus Cristo, que seja alguém “In persona Christi”. Então, cuidar de si mesmo é cuidar do rebanho”, sintetiza Pe. Romeu.
Acompanhe durante a semana, registros desses momentos de espiritualidade nas mídias sociais diocesanas.
VEJA PROGRAMAÇÃO
DIA 22 DE SETEMBRO
REGIÃO SÃO BERNARDO – CENTRO
Horário das 8h às 17h
REGIÃO SÃO BERNARDO – RUDGE RAMOS
Horário: das 8h às 12h
REGIÃO SÃO CAETANO
Horário: das 14h às 18h
REGIÃO SANTO ANDRÉ – LESTE
Horário: a partir das 8h30
DIA 23 DE SETEMBRO
REGIÃO SÃO BERNARDO – ANCHIETA
Horário: das 8h às 16h

DIA 24 DE SETEMBRO
REGIÃO DIADEMA
Horário: das 9h às 17h

REGIÃO SANTO ANDRÉ – UTINGA
Horário: das 8h30 às 12h
DIA 25 DE SETEMBRO
REGIÃO MAUÁ – RIBEIRÃO PIRES – RIO GRANDE DA SERRA
Horário: das 8h às 14h
REGIÃO SANTO ANDRÉ – CENTRO
Horário: das 9h às 17h

Deixe uma resposta