Na terça-feira (4), cães e gatos poderão receber a vacina antirrábica em Ribeirão Pires. Para isso, os donos dos animais deverão ligar no Centro de Controle de Zoonoses – pelo telefone 4824-3748 – e agendar o horário. A imunização é gratuita e será na sede do CCZ (Rua Catarina Rios Giachello, 185), Jardim Boa Sorte. As doses são limitadas. Devido a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo suspendeu as campanhas de vacinação antirrábicas, mas garantiu a manutenção da aplicação dos imunizantes. No mês de fevereiro, quando a cidade adotou o mesmo sistema de pré-agendamento, foram vacinados 203 animais, sendo 138 cães e 65 gatos.

Os imunizantes são distribuídos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, que prioriza as áreas endêmicas, onde há casos confirmados de raiva. Os últimos do Estado de São Paulo foram registrados em 1998. Após este período, as outras variantes identificadas referem-se a morcegos, que causam raiva paralítica, de menor potencial de disseminação.

OUTRAS CIDADES

Mauá informa que recebeu pequenas quantidades para fazer bloqueios em casos suspeitos. O município, segundo a Prefeitura, faz o monitoramento permanente, por meio da Gerência de Zoonoses, da observação de cães agressores e do envio de amostras de encéfalo para o Instituto Pasteur.

Em Diadema não há perspectiva, por causa da pandemia de Covid, de realização de campanha de vacinação antirrábica. Entretanto, o CCZ continua normalmente o atendimento para vacinação, durante todo o ano, de cães e gatos, acima de três meses de idade e sadios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante agendamento prévio feito nos telefones 4057-7927 e 4059-5892.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, informa que, devido à pandemia, não há previsão de retomada da campanha antirrábica promovida pelo Estado. O município realiza a vacinação de rotina do CCZ, que deve ser agendada por meio do telefone 4365-3349.

A Prefeitura de Santo André informa que aguarda orientações do Governo do Estado sobre a entrega de vacinas. Informações no CCZ: 3356-9075.

São Caetano recebeu ofício do Instituto Pasteur informando que devido à pandemia e ao risco de infecção em situações que envolvem aglomerações, até o dia 31 de julho, serão enviados doses aos municípios apenas para vacina antirrábica de cães e gatos para realização de bloqueios de foco, não serão enviadas vacinas para campanhas, neste momento. A cidade vai avaliar a possibilidade no segundo semestre. CCZ: 4233-7516.

Deixe uma resposta