Rio de Janeiro decreta estado de calamidade pública

Da redação

dornellesO Governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública por conta da crise financeira. A medida foi colocada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (17). Na publicação, o governador diz  que o decreto quer a garantir o cumprimento das obrigações estaduais com a realização dos Jogos Olímpicos, que começam em agosto.

A crise econômica que atinge o estado, a queda na arrecadação com o ICMS e os royalties do petróleo, dificuldades na prestação de serviços essenciais, como nas áreas de segurança pública e saúde foram alguns dos pontos detalhados na publicação.

No texto, é citada a proximidade do evento esportivo e a chegada das primeiras delegações à cidade como justificativa para a adoção da medida. O documento diz ainda
que o estado de calamidade pública ocorre “em razão da grave crise financeira no Estado do Rio de Janeiro, que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”.