Início Cidades Sabesp interrompe furto de quase 9 milhões de litros de água em...

Sabesp interrompe furto de quase 9 milhões de litros de água em São Paulo

Da redação

Operações caça-fraude realizadas pela Sabesp na capital e também na Região Metropolitana de São Paulo identificaram nesta quarta (22) e na terça-feira (21) seis casos de irregularidades, que somados correspondem ao desvio de cerca de 8,9 milhões de litros de água – volume suficiente para abastecer uma população de aproximadamente 1,8 mil pessoas em um mês.

Para identificar esse tipo de crime, a Sabesp trabalha com as equipes de caça-fraude, que acompanham o consumo e vistoriam os imóveis. Nas operações conjuntas realizadas em janeiro e fevereiro de 2017, foram registrados até o momento 68 boletins de ocorrência contra furtadores de água na Região Metropolitana de São Paulo.

Somente em um dos casos, identificado nesta quarta-feira em uma boate na Avenida Francisco Morato, na Vila Sônia, na capital paulista, a Sabesp verificou o furto de 2,2 milhões de litros de água. No local, técnicos da companhia de saneamento constataram ligação direta à rede de água. A ocorrência foi encaminhada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais, órgão da Polícia Civil.

Na terça-feira (21), equipes caça-fraude flagraram outras irregularidades, também verificadas  em  estabelecimentos comerciais. Uma delas foi em uma fábrica de cosméticos na Rua Pirituba, em Barueri, com desvio de 2,1  milhões de litros. Outra, em um restaurante na Avenida Deputado Emílio Carlos, em Carapicuíba, com outros 2,1 milhões  de  litros de água desviados.

Em todos os casos, os proprietários ou representantes dos imóveis foram convocados para prestar esclarecimentos  para  a  polícia,  com respectiva  abertura  de  inquérito  para  investigar os responsáveis pelo  furto de água.