Saiba como ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo

Da redação

Muita gente entende que acostumar o cão a fazer xixi e cocô  somente na rua seria a rotina ideal. Ocorre que a realidade não é nem tão simples ou lógica assim. Para os cães, aliviar-se na rua, durante os passeios, é realmente uma delícia! Ali eles sentem os cheiros de outros cães, bem como os sinais deixados por outros animais e ficam estimulados a fazer as necessidades.

Mas, por outro lado, não basta um só passeio por dia para que o cachorro possa se aliviar: são necessários de 3 a 4 passeios por dia para que o cão continue saudável! Isso mesmo! Não importa o tamanho do cão, pois aqui não estamos falando de necessidade de atividade física, mas sim de uma necessidade fisiológica!

Muitos cães que se acostumam a fazer xixi e cocô somente na rua conseguem segurar por muitas horas a vontade de “usar o banheiro”. Isso não é nada saudável: por exemplo, segurar o xixi por muito tempo favorece a formação de cálculo e outras doenças do trato urinário. Alguns chegam, inclusive, a chorar de dor por segurarem durante muito tempo. Qualquer um de nós sabe o desconforto de estar muito apertado.

Assim, o ideal para manter o bem-estar dos cães é incentivá-los a fazer as suas necessidades tanto em casa quanto na rua. Para tanto, é importante criar a rotina de sempre recompensá-los quando fazem no lugar designado como banheiro dentro de casa e os passeios diários nos quais eles também se aliviarão.

*Informações IG