Saiba os sintomas da formação de coágulo sanguíneo

Da redação

Doenças como AVC, trombose e embolia são causadas pelo endurecimento do sangue, que formam os coágulos sanguíneos, que são basicamente o sangue em forma sólida formados após o rompimento da parede do vaso sanguíneo.

Isso pode acontecer por diversos motivos. Em casos graves, uma variedade de condições pode levar ao desenvolvimento de coágulos dentro de vasos sanguíneos localizados nos pulmões e no cérebro, por exemplo, provocando embolia pulmonar, trombose e hemorragias.

Os indicadores de uma coagulação sanguínea fora do normal dependem muito da região onde os coágulos se formaram. Em órgãos como pulmões e coração podem provocar dores do peito, falta de ar, incômodos nos braços, costas e pescoço, sinalizando uma possível embolia pulmonar ou ataque cardíaco.

No caso de trombose, os sintomas comuns de coágulos sanguíneos ocorridos em veias profundas das pernas podem ser dores na região, vermelhidão, inchaço e sensação de calor fora do normal. Dores de cabeça, tontura, problemas de fala podem indicar coágulos de sangue no cérebro, sugerindo possivelmente um AVC (acidente vascular cerebral).