Início Estilo de Vida Saiba quais alimentos prejudicam a saúde bucal

Saiba quais alimentos prejudicam a saúde bucal

Da redação

Foto: Reprodução/Internet

Usar fio dental e escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, sempre após as principais refeições e antes de dormir, são hábitos que contribuem bastante para uma boa saúde bucal. Mas outros hábitos contam para que as pessoas tenham dentes sadios. Um deles é ingerir bastante água ao longo do dia. Outro é não roer unhas nem morder as tampas das canetas ou objetos duros. Mas você sabia que tem alguns alimentos que prejudicam sua saúde bucal? Confira:

Café- Tanto o café como o chá preto costumam manchar os dentes.

Gelo- Mastigar gelo pode comprometer o esmalte do dente e enfraquecê-lo, expondo ao risco de quebrar um pedaço do dente, soltar uma restauração ou ainda uma prótese.

Frutas secas- Durante o processo de desidratação da fruta, o açúcar fica muito mais concentrado, alimentando as bactérias presentes na boca.

Álcool- Além de manchar o esmalte dos dentes e aumentar a vulnerabilidade ao surgimento de cárie, quem bebe bastante geralmente tem o volume de saliva reduzido.

Refrigerante- Aqueles normais, não dietéticos, praticamente lavam a boca com açúcar. Isso é considerado um verdadeiro banquete pelas bactérias.

Pão- Ao mastigar uma fatia de pão, as enzimas presentes na saliva quebram o amido, transformando tudo em açúcar imediatamente.