Santo André inaugura Loja Experimental da Economia Solidária

A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta sexta-feira (28), no Atrium Shopping, a nova Loja Experimental da Economia Solidária. O espaço é uma parceria com o centro comercial, e funcionará como um ponto de venda para que os empreendedores sociais da incubadora de economia solidária da cidade possam apresentar e comercializar seus produtos para a população.
 
O estabelecimento fica próximo à Loja Solidária, do Fundo Social de Solidariedade, que funciona no shopping desde novembro do ano passado. Ambos estão no piso 1 do Atrium, localizado na avenida Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.
 
“Estamos nos esforçando em todas as frentes para fazer crescer o nível de emprego e renda dos munícipes. A Economia Solidária é mais um destes projetos que melhoram a vida das pessoas e este novo espaço será fundamental para o bom andamento da ideia”, comentou o prefeito Paulo Serra.
 
Na incubadora, os participantes têm a oportunidade de aprender práticas de autogestão, contando com assessoria para a criação, estruturação e consolidação dos empreendimentos, sustentabilidade de grupos de economia solidária, além de toda uma assessoria técnica, passando por gestão financeira, contábil e jurídica. O programa visa trazer a organização, formação, capacitação, além do fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, individuais ou coletivos, para comercialização dos produtos.
 
Para que os empreendedores possam apresentar seus produtos, a cidade possui, além da loja experimental, duas feiras fixas: às terças-feiras, no Largo do Bonfim, no Parque das Nações, e às quintas-feiras na rua Senador Flaquer, no Centro. Nos dois espaços são comercializados artesanatos e comida de rua, cumprindo todos os requisitos impostos pela vigilância sanitária.
 
“A Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego atua para o fomento em todos os níveis de atividade e este programa visa principalmente gerar oportunidade de renda dentro dos conceitos da economia solidária, trazendo um formato de produção colaborativo, cooperativo e solidário”, definiu o secretário Ajan Marques de Oliveira.
 
Para que o empreendedor possa participar da incubação é preciso ser morador de Santo André. A inscrição acontece no Departamento de Suporte ao Empreendedor, localizado na avenida dos Estados, nº 2195, Edifício Administrativo, 3º Andar, Sala do Auditório.

Redação