Início Popular Santo André inicia levantamento de desafios tecnológicos das empresas

Santo André inicia levantamento de desafios tecnológicos das empresas

Ação faz parte do Bureau de Serviços do Parque Tecnológico

A Prefeitura de Santo André, como forma de promover a competitividade das empresas locais e fomentar o ecossistema de inovação da cidade, lançou nesta segunda-feira (6) um levantamento de desafios tecnológicos das empresas. Este cadastramento vai possibilitar às empresas mais facilidade para encontrarem o parceiro ideal, entre as instituições associadas ao Bureau de Serviços, que oferecem soluções e serviços tecnológicos para suas necessidades.

Com o levantamento, será possível verificar as empresas da cidade interessadas em desenvolver ou testar um novo produto, melhorar e tornar mais eficiente o processo produtivo, obter uma certificação ou receber orientação e consultoria para processos de gestão, entre outras ações.

Desta forma, após o cadastramento, startups, instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região, credenciadas no Bureau de Serviços, podem oferecer soluções para os desafios das empresas.

“Estamos aperfeiçoando os serviços oferecidos pela cidade junto com as empresas, vamos mapear as necessidades e colocá-los no Bureau de Serviços Tecnológicos, na nossa plataforma Fluig/Totvs. Estamos fomentando o relacionamento que temos há algum tempo com as empresas e estimulando o ambiente de inovação. O bom emprego no futuro estará ligado ao setor de inovação e novas tecnologias, portanto, a cidade apoia essa nova tendência”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Os interessados em cadastrar seus desafios tecnológicos deverão preencher formulário com as informações da empresa e do projeto por meio do site https://bit.ly/desafiostecnologicos. O cadastramento de desafios é permanente e o link também estará disponível no portal do Parque Tecnológico.

Além do levantamento, a Prefeitura também desenvolveu um Hub de Inovação, no qual estão sendo contatadas empresas que realizam inovação, pesquisas e o desenvolvimento de produtos e processos de forma sistemática ou continuada, que tenham laboratórios próprios ou equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação dedicadas (PD&I). O Hub de inovação do Parque Tecnológico fará a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs da região, promovendo maior integração e fortalecimento do ecossistema de inovação.

Bureau de Serviços Tecnológicos – O Bureau é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta da Prefeitura de Santo André faz parte do Parque Tecnológico de Santo André, e oferece mais de 120 serviços. Consulte todos os serviços no site: http://www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico/index.php/bureau-de-servicos/.

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

Além do Bureau de Serviços Tecnológicos, o Parque Tecnológico também contará com Centro de Inovação, que atualmente se encontra na fase de elaboração do projeto executivo, que subsidiará a execução da edificação. Há protocolo de solicitação de recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, na ordem de R$ 28 milhões, e negociações com a Caixa Econômica Federal para o financiamento desta implantação. A previsão é de que as obras tenham início no ano que vem.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.

Deixe uma resposta