Santo André intensifica serviço de atendimento a pessoas em situação de rua durante o inverno

Da Redação

A Prefeitura de Santo André intensificou o serviço diário de atendimento às pessoas em situação de rua, por conta das baixas temperaturas desta época do ano. O serviço, realizado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, tem como foco aqueles que não aceitam acessar o serviço de pernoite da rede conveniada e acontece todos os dias, a partir das 19h.

Durante a “Operação Inverno”, além da distribuição de lanches que já acontece ao longo do ano, as equipes também entregam cobertores e intensificam o mapeamento de pontos de concentração de pessoas em situação em rua, por meio de parceria com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil.

“Nossa gestão atua diretamente naquilo que faz diferença na vida das pessoas. Por isso, ações como a Operação Inverno reforçam nosso compromisso em promover acolhimento e dignidade aos que mais precisam”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

As pessoas em situação de rua também têm acesso a um albergue noturno, que oferece diversos serviços, como acolhida provisória. Já o Centro POP conta com equipe para realização de orientações e encaminhamentos, acesso a alimentação, banho, higienização pessoal, troca de roupas e pernoite.

Os que necessitam também recebem indicações de serviços públicos como hospitais, programas de apoio aos dependentes químicos, cursos e obtenção de documentos pessoais como certidão de nascimento, RG, CPF, carteira de trabalho, fotografia e outros.

“A Secretaria de Cidadania e Assistência Social tem investido esforços no sentido de garantir que pessoas em situação de rua recebam atendimento integral em suas necessidades”, afirmou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Alice Antuniolo Gomes.