Início Cidades Santo André lança projeto para combater obesidade infantil

Santo André lança projeto para combater obesidade infantil

Da redação

Como parte da programação do aniversário de 464 anos de Santo André, o Parque Celso Daniel foi palco de diferentes atividades esportivas, educacionais e de saúde no último sábado (8). Com a presença do prefeito Paulo Serra, a primeira atividade ficou por conta do lançamento do projeto Educação em Movimento, em uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Esporte e Lazer.

O programa visa buscar a redução da obesidade infantil em Santo André. O projeto começou a ser elaborado em janeiro deste ano, com base em estudo feito em escolas da rede municipal. O levantamento mostrou que quase metade das crianças de 6 a 11 anos estão obesas ou com sobrepeso.

Preocupada com a saúde e o futuro das crianças andreenses, a Secretaria de Educação se uniu com as outras pastas para criar o programa, que mapeará neste mês de abril todo o ensino fundamental do município e instalar quatro polos de atividades físicas.

Duas vezes por semana haverá aulas de uma hora e meia para este grupo específico de crianças com obesidade contando com exercícios, jogos colaborativos, atividades esportivas e brincadeiras, visando à redução do peso, melhoria da qualidade de vida e reinserção social.

O projeto deve abranger também o Infantil (3 a 6 anos) a partir de 2018 e posteriormente as creches e também as mães obesas, para que passem por uma reeducação. Todas as famílias andreenses podem participar nas escolas municipais e CESAs da cidade, onde haverá palestras e cursos.