Início Cidades Santo André organiza treinamento de urgência e emergência

Santo André organiza treinamento de urgência e emergência

Da redação

Foto: Divulgação

O Departamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Prefeitura de Santo André – órgão que gerencia o SAMU no município – organizou em 8 de abril, na Faculdade de Medicina do ABC, o “1º Simpósio de Emergências Cardiovasculares do SAMU de Santo André”, cujo tema central foi “Transformando Ciência em Sobrevivência”.

Destinado a médicos, equipes de enfermagem e demais profissionais de saúde interessados na área, o evento das 8h às 13h30 teve parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e contou com participação do Diretor do Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares, Dr. Sérgio Timerman.

Entre as atividades desenvolvidas no “1º Simpósio de Emergências Cardiovasculares do SAMU de Santo André” estiveram à conferência “Transformando Ciência em Sobrevivência”, com a realidade das paradas cardiorrespiratórias no ambiente pré-hospitalar, e os “Guidelines 2015: atualizações nos algoritmos”, com dados a respeito de Suporte Básico de Vida e sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.

Também houve palestras sobre “Uso de betabloqueadores em emergências cardiológicas”, “Síndrome Coronariana Aguda (SCA): do pré-hospitalar à sala de emergência” e “O que esperar das diretrizes 2020”, além de duas simulações: “Como ficaram os algoritmos de SBV e SAVC?” e “Taquicardias estáveis e instáveis”.