Santo André promove atividades no Setembro Amarelo

A entrada do mês de setembro marca a Saúde Pública por trazer a tona o debate sobre a prevenção ao suicídio. O tema tem chamado a atenção pela ocorrência de desafios como o da “Baleia Azul” e “Boneca Momo”, colocando em risco a integridade de jovens.

Em Santo André, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), programou ao longo do mês atividades, que debatem políticas a respeito do tema, e que evidenciam a importância de cuidar da saúde emocional e não banalizar transtornos mentais. Nesta edição, a campanha tem como foco a prevenção na adolescência.

É possível perceber que algo não está bem quando o jovem começa a demonstrar isolamento, falta de vontade de realizar atividades que antes eram animadoras, afastamento de amigos e até o uso de roupas de mangas longas, que podem esconder automutilação.

O diálogo com a pessoa em sofrimento deve ser a principal ferramenta para o primeiro acolhimento, para isso, não se deve adotar uma abordagem condenatória ou que relativize a situação, com expressões do tipo “você tem de tudo, não sei porque fica assim” ou “você não sabe o que é ter problemas de verdade”.

Nos últimos 10 anos, o município registrou 231 casos de suicídio, sendo que destes 169 vítimas eram do gênero masculino. Entre 2016 e 2017, houve um aumento de 28% nos casos, registrando por ano, 28 e 36 mortes, respectivamente. Já em 2018, na cidade, de acordo os últimos registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o número de suicídios caiu para 4, o que representa queda de 89% , em comparação ao ano anterior.

Programação para o Setembro Amarelo

14/09 – 6ª feira – Teatro Municipal de Santo André “Antônio Houaiss”

Praça IV Centenário, s/nº – Centro

2º fórum de prevenção do suicídio – Tema: Prevenção do suicídio em rede

Inscrições no link : http://www.santoandre.sp.gov.br/secretariadesaude/inscricao.aspx

13h – Credenciamento e recepção

13h15 – Solenidade de abertura

13h30 Cuidando em rede – a importância da articulação entre Atenção Primária e Atenção Especializada no atendimento à crise na saúde mental

14h – Prevenção suicídio na infância e adolescência

Palestrante: Marcelo Moraes Caro – Coordenador do CAPS Infantil

14h30 – Falando sobre suicídio

Palestrante: Robert Gellert Paris – Presidente do CVV _ Centro de Valorização da Vida. Co-fundador do Briefrienders Worldwide e  Vice-presidente da  ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio

15h – Promoção da Saúde Emocional

Palestrante: Tania Paris – Fundadora da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças

15h30 – Debate

 

22/09 – 14h – sábado – Escola Livre de Cinema e Video

Avenida Utinga, 136 – Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari – Bairro Vila Metalúrgica

CVV Comunidade – Cine Ser – Exibição de filme e roda de conversa

Facilitadores: Ines Piffer e Mauricio Rinaldi – voluntários do CVV

 

28/09 – 14h – Quadra de Escola de Samba Tradição de Ouro

Praça João Rosa, 80 – Vila Sao Pedro, Santo André – SP

Palestra: Saúde mental e prevenção ao suicídio – A rede de atenção psicossocial vai à comunidade

Facilitadores: Dr. Drauzio Viegas Junior – Psiquiatra, Eraldo Ferreira – assistente social e Roseli Montanaro – Psicóloga

29/09 – 10h – sábado – Concha acústica da Praça do Carmo

Encerrramento da Campanha Setembro Amarelo com ação de conscientização de Prevenção do Suicídio

Realização: GT de Prevenção do Suicídio

*programação sujeita a alteração

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188.