Início Cidades Santo André quer ampliar Estratégia Saúde da Família

Santo André quer ampliar Estratégia Saúde da Família

Da redação

Foto: Ricardo Trida/PSA

Desde o início da atual gestão, o prefeito Paulo Serra tem vistoriado diversos equipamentos de Saúde do município com o objetivo de conhecer a realidade de cada local e identificar as possíveis melhorias a serem feitas. Na manhã da última quarta-feira (29), o chefe do Executivo esteve na Unidade Saúde da Família Jd. Sorocaba, acompanhado da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, para conhecer o espaço e avaliar o aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família não só na unidade, como em todo o município.

O planejamento da Pasta é, neste ano, ampliar a atuação do programa para 35% de cobertura e 68 equipes. Em 2018, para 50% de cobertura e 98 equipes, em 2019, para 70% e 138 equipes e em 2020, chegar a 85% de cobertura e 168 equipes. No caso da unidade vistoriada, duas equipes de ESF, com 12 agentes no total, atendem cerca de 10 mil pessoas e está sobrecarregada. A ideia é inserir pelo menos mais uma equipe para atendimento da área.

Outra mudança possível para o equipamento é a instalação de um consultório odontológico para atender as demandas da região e desafogar os atendimentos das unidades próximas, como a do Pq. João Ramalho. Em média, a USF Jd. Sorocaba atende mensalmente 10.800 pessoas, sendo a maior parte, 6.500, para retirada de medicamentos na farmácia.