Início Cidades Santo André realiza caminhada de conscientização do autismo

Santo André realiza caminhada de conscientização do autismo

Da redação

Neste domingo (2) será comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Santo André, por meio das Secretarias de Governo, Saúde, Inclusão e Assistência Social, Cultura e Turismo e pelo Núcleo de Inovação Social, realizará uma caminhada, com início às 10h30. A concentração do evento será feita em frente à Estação Celso Daniel da CPTM- Centro.

Após o início da caminhada, às 11h, o grupo percorrerá as avenidas Queirós dos Santos, Bernardino de Campos, Portugal, José Caballero, XV de Novembro e chegará ao Paço, onde ocorrerá o encerramento do ato.

O município dispõe de projetos em várias áreas, que atendem pacientes com autismo e outras deficiências intelectuais e físicas. A Rede de Atenção Psicossocial da cidade possui um CAPS infantojuvenil, cinco residências terapêuticas com 39 moradores e um Núcleo de Projetos Especiais que realiza atividades voltadas à geração de trabalho e renda.

Santo André disponibiliza ainda atendimento psiquiátrico e psicológico nas unidades do Parque Miami, Centro de Saúde Escola, Centro de Especialidades III e Centro de Especialidades I. Nesta RAPS, são ofertadas mensalmente 1.400 consultas psiquiátricas, 1.300 oficinas terapêuticas e 900 grupos terapêuticos.

Além disso, o Centro de Reabilitação Municipal, localizado no Parque Novo Oratório, realiza reabilitação física. Os serviços oferecidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, são: fisioterapia ortopedia/traumatologia e neurologia; acupuntura; TO e fonoaudiologia. A média de atendimentos por mês é entre 3.500 e 3.800 para cerca de mil pacientes, todos usuários da rede municipal de saúde.