Santo André realiza Dia D para vacinação contra poliomielite e sarampo neste sábado

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (1º) mais um dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo, em sete unidades da rede de Atenção Básica. A ação foi organizada a partir da autorização do Ministério da Saúde, para que os municípios que não conseguiram atingir a meta da campanha pudessem acrescentar mais um dia de imunização no final de semana.

Aplicarão a vacina, das 8h às 17h, as unidades do Centro, Vila Guiomar, Parque João Ramalho, Utinga, Vila Luzita, Jardim Carla e Centreville. Os responsáveis devem procurar os serviços munidos de documento com foto da criança, e se possível cartão do SUS e carteira de vacinação.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Estado. As doses são seguras e atendem rigorosos critérios de segurança para serem administradas em seres humanos. A poliomielite ou paralisia infantil está erradicada no país, por esse motivo Santo André não tem histórico recente de casos. No entanto, existe o risco da doença ser trazida por estrangeiros ou por pessoas que viajaram para o exterior, por exemplo. Por esse motivo, é muito importante procurar o serviço de saúde para se vacinar.

A cobertura da campanha em Santo André registrou até o momento 52,27% (16.759 crianças) para pólio e 51,42% para sarampo (16.486 crianças). A meta é vacinar 95% de 32.058 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, residentes do município.

Redação