Santo André realiza formatura de nova turma do Programa FIC

Mais uma turma de profissionais prontos para ingressar no mercado de trabalho se formou na última terça-feira (11), em Santo André. A turma de 25 alunos do curso de Corte e Costura, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o Centro Paula Souza, ligado ao Governo do Estado, participou da cerimônia de formatura no Centro Público de Formação Profissional (CPFP) João Amazonas, no Parque Capuava.

Já foram capacitadas cerca de 9 mil pessoas em cursos da Prefeitura em apenas 1 ano e 8 meses de gestão. Destes, cerca de 500 pessoas se qualificaram por meio de cursos do Fundo Social de Solidariedade.

O curso de Corte e Costura é uma das opções do programa de Formação Inicial e Continuada (FIC), que oferece atividades profissionalizantes gratuitas, realizados por meio de parcerias como esta com o Centro Paula Souza, e também com instituições como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sesi (Serviço Social da Indústria). A ação traz uma carga horária de 180 horas e foi implementada para atender a uma demanda da comunidade.

Entre as opções de curso FIC estão “Organização e Promoção de Eventos”, realizado juntamente com o Sebrae e com o Centro  Paula Souza; “Técnicas de Confecção de Panetones, Chocotones e Colomba Pascal”; “ Técnicas para Decoração de Bolos e Produtos de Confeitaria” e “Técnicas de Fabricação de Pizza e Salgados Assados”, todos em parceria com o Sebrae e o Senai. Além dos cursos de “Auxiliar Administrativo” , “Auxiliar de Escritório” e “Auxiliar de Recursos Humanos”, realizada em parceria apenas  com o Senac.

Os cursos FIC acontecem nos cinco Centro de Formação Profissional da cidade: Armando Mazzo, na Príncipe de Gales, João Amazonas, no Capuava, Valdemar Mattei, na Vila Pires, Miguel Arraes, no Jardim Cristiane, e Júlio de Grammont, no Parque Andreense. O programa de Formação Inicial Continuada foi responsável pela formação profissional de 1.544 pessoas em 2017 e, este ano, 541 pessoas já participaram dos cursos realizados.

Os CPFPs oferecem também cursos de EJA FIC (Educação de Jovens e Adultos), que possibilitam a conclusão do ensino fundamental juntamente com o aprendizado de uma profissão, e salas de EJA, para quem se interessa em obter apenas a elevação de escolaridade.

Veja abaixo a lista de CPFPs:

CPFP João Amazonas – rua Antonio Sebastião Equalize, s/nº, Capuava – 3356-7798

CPFP Miguel Arraes – Av. Rangel Pestana, s/nº – Jardim Cristiane – 4429 5127

CPFP Armando Mazzo – Rua Carnaúba, s/nº, Príncipe de Gales – 3357-7798

CPFP Valdemar Mattei – Rua Kasatu Maru, s/n, Vila Pires – 4429-5127

CPFP Julio de Grammont – Rua Astorga, s/nº , Parque Andreense – 4439-0020