Santo André realiza Fórum de Prevenção do Suicídio

A Prefeitura de Santo André, por meio da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, realizou na última sexta-feira (14) o 2º Fórum de Prevenção do Suicídio. O evento, realizado no Teatro Municipal, integra a programação elaborada em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) – entre as ações neste mês, estão atividades que debatem políticas a respeito do tema e que evidenciam a importância de cuidar da saúde emocional e não banalizar transtornos mentais.

Nos últimos 10 anos, o município registrou 231 casos de suicídio, sendo que destes 169 vítimas eram do gênero masculino. Entre 2016 e 2017, houve um aumento de 28% nos casos, registrando por ano, 28 e 36 mortes, respectivamente. Já em 2018, na cidade, de acordo os últimos registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o número de suicídios caiu para 4, o que representa queda de 89% , em comparação ao ano anterior.

Na ocasião, algumas palestras marcaram o Fórum com os temas: a importância da articulação entre Atenção Primária e Atenção Especializada no atendimento à crise na saúde mental; Prevenção suicídio na infância e adolescência; Falando sobre suicídio; e Promoção da Saúde Emocional.

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, pelo número 188.