Santo André realiza seminário sobre a importância dos parques na qualidade ambiental

Foto: Júlio Bastos/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove no Dia da Árvore, sexta-feira (21), à partir das 9h, o seminário “A Importância dos Parques para a Qualidade Ambiental”.

O evento, que acontece no auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal, trará seis especialistas para abordar o tema com análises sob os aspectos biológico, social e climático dos parques. As inscrições devem ser feitas no site www.santoandre.sp.gov.br.

O objetivo do evento é analisar os motivos que tornam os parques importantes para a manutenção da qualidade ambiental da cidade. Por isso, o primeiro painel traz a bióloga Ruth Ferreira Ramos, doutoranda em Planejamento e Gestão de Territórios da Universidade Federal do ABC (UFABC), com apresentação sobre a importância biológica dos parques. Na sequência será a vez de Zysman Neiman, pesquisador e professor associado do departamento de Ciências Ambientais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abordar os aspectos sociais dos parques.

Ainda pela manhã, o engenheiro florestal pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Geografia Humana, Rogério Alvarenga, fará uma análise sobre a contribuição dos parques para o clima das cidades. No período da tarde, a criança é o centro das discussões. As palestras vão abordar a importância do contato da criança com a natureza. A engenheira florestal e mestre em conservação ambiental, Maria Isabel Barros, explanará o assunto à partir das 14h30. Na sequência, é a vez da pedagoga Carol Thomé, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica, discorrer sobre o tema.

Fotografia –  A fotografia contemporânea da natureza é o tema da última palestra do seminário. Será ministrada por Yuri Bittar, que é designer, fotógrafo e mestre no ensino de Ciência pela Unifesp. A divulgação dos resultados do 1º Concurso de Fotografia dos Parques Municipais acontecerá em seguida.

O concurso, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de voltar a atenção do munícipe para a questão ambiental e para as belezas da cidade, vai premiar os três primeiros colocados das categorias Parques Urbanos e Unidades de Conservação. Os dez destaques de cada categoria estarão expostos no Saguão do Teatro Municipal, sendo que na segunda-feira (24), seguem para o Parque Celso Daniel, no bairro Jardim. Doações de brinquedos novos ou em bom estado são bem vindas e serão encaminhadas para o Programa Santo André Solidária.