Santo André respira cultura neste fim de semana

A ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod, uma produção da TLE – Cia. Ópera de São Paulo, será apresentada pela Orquestra Sinfônica de Santo André neste sábado (29), às 20h, e domingo (30), às 18h, no Teatro Municipal Antônio Houaiss. As apresentações, com direção musical e regência do maestro Abel Rocha, terão a participação dos vencedores do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e convidados. E no domingo, o Parque da Juventude Ana Maria Brandão receberá o 2º Dia Municipal do Rock, com a apresentação de bandas, exposição e venda de materiais, praça de alimentação. A programação do fim de semana na cidade terá ainda nova exposição, jornada do patrimônio e muito mais.

A atual produção da ópera Romeu e Julieta, com direção cênica de Edna Ligieri e direção artística de Paulo Esper, é uma comemoração ao bicentenário de nascimento do Charles Gounod. Dividida em cinco atos, a obra foi baseada na peça homônima de William Shakespeare, e narra o amor e morte de dois adolescentes filhos de famílias inimigas. A estreia da ópera ocorreu na França em 1867.

Para a apresentação em Santo André, a OSSA estará acompanhada por 12 solistas da TLE – Cia. Ópera de São Paulo e convidados. Os ingressos para os concertos serão distribuídos na bilheteria do teatro duas horas antes das apresentações. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Dia do Rock – O Parque da Juventude receberá neste domingo, a partir das 11h, o 2º Dia Municipal do Rock de Santo André. Na programação, apresentação das bandas Krisiun, Cemitério, Deathgeist, Spiritual Hate, Rhino, Grinding Reaction, Chaoslace e Justabeli. A apresentação e locução ficará por conta do Dr. Rock. Indicação: livre. Entrada gratuita.

Haverá atrações simultâneas como Live Painting com Alexandre Barasino, exposição e venda de arte, fanzines e feira de vinil, além de praça de alimentação com cervejas artesanais e food trucks. O endereço do parque é Av. Capitão Mario Toledo de Camargo, s/n, Jardim Ipanema.

A data escolhida foi o dia de fundação da loja Metal Music do grande Jean Gantinis, um marco da Cultura Rock do ABC. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Santo André por meio do projeto Santo André de Múltiplos Tons e do Coletivo Rock ABC.

Outras atrações – A abertura da exposição ‘Mosaico Paulista Sem Fronteiras’, do grupo Mosaico Paulista, será neste sábado, às 14h, no Salão de Exposições do Paço Municipal. A mostra reúne trabalhos de 28 artistas realizados em diversas técnicas de mosaico. As visitas gratuitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até 26 de outubro. Indicação: livre. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

A Escola Livre de Dança realizará no sábado, às 14h, o ensaio aberto do espetáculo ‘Corredeira’, com a participação da criadora intérprete Kanzelumuka. O endereço é Rua Eduardo Monteiro, 410, Jardim Bela Vista. Indicação: livre. Entrada franca.

Mais exposições – Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, está em cartaz até neste sábado a exposição ‘Sob a Máscara, o Amor, do artista Alexandre Barasino. A mostra apresenta obras cuja pesquisa trata de temas como o feminino, o amor e o comportamento humano. Indicação: livre. Visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e no sábado, das 10h às 15h. O endereço da casa é rua Campos Sales, 410, Centro. Grátis.

No museu, segue em cartaz ‘Espaços Simbólicos da Cidade’, com fotografias da cidade. A mostra é resultado da parceria com a página do “Facebook Santo André, Ontem e Hoje”, seus colaboradores, além da comunidade andreense que selecionou imagens através de uma curadoria coletiva.

Outra exposição do museu é ‘Dá para imaginar? Se as coisas não tivessem evoluído’, com objetos de uso cotidiano e do trabalho que as novas gerações não conheceram, como a vitrola e a máquina de escrever. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é Rua Senador Fláquer, 470, Centro. Grátis.

E no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca, na Sabina, está em cartaz ‘O Artista e Sua Mão: Criando na Arte Contemporânea’, a nova exposição do acervo artístico da cidade. A mostra apresenta obras com comentários sobre o processo de criação como uma forma de estimular o público a perceber a proximidade com a arte e assim como com o fazer do artista. O endereço é rua Juquiá, s/n, Vila Eldízia. Até dia 30. Ingressos de R$ 10 a R$ 40.

Jornada do Patrimônio Paulista 2018 – Em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, a Prefeitura de Santo André participa da Jornada do Patrimônio Paulista 2018. A programação terá, na sexta-feira (28), às 14h, no Museu da cidade, uma palestra sobre a questão do patrimônio com Deborah Regina Leal, do CONDEPHAAT, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

No sábado será realizada uma caminhada fotográfica pelo Centro da cidade. Serão oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 4427-7297. Encontro às 9h, no museu. E no domingo, das 10h às 16h, o Projeto Domingo no Paço terá uma edição especial. Além das tradicionais atividades de lazer realizadas no estacionamento do Paço Municipal, contará com visitas monitoradas ao Centro Cívico da cidade, considerado patrimônio cultural municipal e estadual. As visitas ocorrerão às 11h e às 14h. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.

Lazer – Neste domingo também será realizada a Cãominhada promovida pela ACISA. A concentração será às 9h no estacionamento do Paço Municipal. Para quem curte andar de bicicleta, a ciclofaixa de lazer estará em funcionamento das 7h30 às 13h30. O roteiro tem cerca de 4 km pelo Centro da cidade, passando pelo Paço Municipal.

Outras opções de lazer são a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel, que funciona de terça-feira a domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na Avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Grátis; e a Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari. O endereço é Avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Grátis. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30.

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652, ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br.