Foto: Alex Cavanha / Prefeitura de Santo André

A cidade de Santo André deu mais um passo para se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT). O deputado estadual Thiago Auricchio, a pedido da Prefeitura, protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a requisição para o reconhecimento de Santo André como cidade turística. A iniciativa agora passará por uma análise técnica pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

A cada três anos, o Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turístico (GAMT), do Governo do Estado, faz um ranking entre as cidades com interesses turísticos. O próximo deverá ser realizado ainda este ano e, caso Santo André tenha uma boa colocação, terá a oportunidade de se tornar MIT, podendo obter recursos de até R$ 700 mil por ano, mediante a apresentação de projetos turísticos ou de infraestrutura turística.

Para que uma cidade possa se tornar MIT, seguindo a Lei 1261/15, ela precisa cumprir quatro exigências: entregar estudo de demanda turística referente ao ano anterior ao projeto de lei, inventário da oferta turística, plano diretor municipal de turismo e Conselho Municipal de Turismo instituído e atuante.

A realização do estudo de demanda turística no município teve início em outubro de 2020, com a formalização de acordo com a Strong Esags para a realização. Na parceria, a instituição forneceu apoio metodológico.

Segundo o deputado estadual Thiago Auricchio, a iniciativa é benéfica para toda a região. “Essa é uma medida que vai beneficiar não apenas Santo André, mas o Grande ABC como um todo. Uma vez classificada como de interesse turístico, a cidade se tornará apta a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo. Serão mais investimentos que certamente ajudarão a aumentar o emprego na região”, afirmou.

De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o turismo é um dos importantes pilares para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda. “A cidade já tem desempenhado um importante papel, principalmente na Vila de Paranapiacaba, em uma parceria com o Sebrae, CVC Turismo e o Núcleo de Inovação Social. Este é mais um passo diante de tantas outras ações planejadas, como o lançamento do portal Turismo Santo André e da campanha 7 Maravilhas. Celebramos este importante passo e destacamos a parceria junto ao Governo do Estado, por meio do deputado estadual Thiago Auricchio que prontamente nos atendeu para fazer os encaminhamentos”, disse.

Deixe uma resposta